como engajar funcionários

4 Dicas de Como Engajar Funcionários

Aprenda nesse artigo como engajar funcionários. Essa é uma boa forma de fazer com que eles trabalhem mais motivados e comprometidos com os objetivos e valores da sua empresa, dispostos a contribuir para o sucesso organizacional. 

Os funcionários que estão engajados no ambiente de trabalho oferecem às empresas vantagens competitivas cruciais – incluindo maior produtividade e menor rotatividade de funcionários. 

Então, como exatamente os departamentos como Recursos Humanos e os gestores criam as condições para envolver os funcionários em seu trabalho? Esse é o tópico do artigo de hoje.

Para simplificar, vou me concentrar em quatro elementos-chave para envolver os funcionários no local de trabalho:

  • Ofereça um propósito organizacional significativo
  • Motive sua equipe
  • Faça sua equipe se sentir valorizada
  • Fortaleça os pontos fortes

1. Ofereça um propósito organizacional significativo

Sua organização precisa ter um propósito no mundo que seja relevante para os funcionários, para que possam sentir que o que fazem faz a diferença. Muito se tem falado sobre a importância do significado organizacional para a geração millenials e a geração Z que veio depois, mas na verdade, isso é importante para todas as gerações.

Portanto, minha primeira dica é ter certeza de que a visão e o propósito da sua organização são claros e significativos. Para que os esforços que colocam todos os dias no trabalho façam sentido para eles em uma sociedade mais ampla e no contexto mundial. E esse propósito precisa ser comunicado regularmente às pessoas para que não o percam de vista e para que possam mantê-lo por perto sempre que as coisas ficarem difíceis.

2. Motive sua equipe

Quase todas as pesquisas sobre como envolver os funcionários descrevem a importância do envolvimento das pessoas com seu trabalho – tanto do ponto de vista organizacional quanto do ponto de vista da função. 

O que isso significa, na prática, é que os funcionários precisam se sentir capacitados para fazer seu trabalho de modo que seja bom para eles e também para a organização. Isso oferece às pessoas uma sensação de autonomia e controle pessoal sobre seu trabalho. 

Isso pode ser alcançado encorajando os gerentes de linha a adotar uma abordagem de suporte e coaching nas suas equipes.

Adicionar caixas de sugestões, ter conversas de feedback, realizar pesquisas online são boas maneiras de trazer o colaborador pra perto da sua empresa, mostrando como sua voz importa.

3. Faça sua equipe se sentir valorizada

Fazer com que as pessoas sintam-se ouvidas, envolvendo-as na tomada de decisões no local de trabalho é essencial. Existem muitas maneiras de fazer isso, como incentivar que os funcionários tragam ideias e agreguem, ofereça feedback oportuno, lembre e reconheça os aniversários de cada um, ofereça almoço vez ou outra, oferecer premiações de reconhecimento, dentre outras atividades. 

Uma boa forma de fazer a pessoa se sentir valorizada é estimular o trabalho em equipe, para que um colaborador possa ter uma troca e mostrar como seu papel é fundamental nos projetos em conjunto. 

4. Fortaleça os pontos fortes

Muitos funcionários relatam que ter seus pontos fortes pessoais reconhecidos e ser capaz de usá-los todos os dias em seu trabalho pode ser um dos aspectos mais importantes de como engajar funcionários. 

As pessoas descobrem que ser encorajadas a dominar suas áreas proporciona um grande senso de motivação e conexão com o trabalho. Isso leva a experiências mais frequentes de “fluxo”, onde as pessoas ficam totalmente imersas e absorvidas em seu trabalho e contribuem mais ativamente com a organização. 

Agora que você viu quais os principais pontos de como engajar funcionários é hora de colocar em prática. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco. 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *