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9 Dicas de Como Apoiar o Trabalho Remoto

Torne o trabalho remoto mais produtivo e envolvente para os funcionários com essas ações empáticas e práticas. Um grande número de funcionários está trabalhando home office e, por mais que isso seja algo novo para sua empresa, saiba que você pode tornar a experiência remota produtiva para todos. 

O departamento de RH deve ajudar os gerentes nesse processo para garantir que os funcionários obtenham o suporte necessário para enfrentar a crise e permanecerem produtivos e engajados. Leia as 9 dicas abaixo!

1. Esteja atento aos sinais dos colaboradores

Através de conversa e observações indiretas tente perceber como estão seus funcionários. Use todas as oportunidades para deixar claro para eles que você os apoia 100%.

Oriente conversas regulares entre gerentes e funcionários, forneça aos gerentes dicas sobre a melhor forma de abordar assuntos delicados decorrentes da pandemia do COVID-19, incluindo modelos de trabalho alternativos, segurança e perspectivas de emprego, impacto no pessoal e tensão no local de trabalho.

2. Equipe os colaboradores

Certifique-se de que os funcionários tenham a tecnologia necessária para operar o trabalho, que pode ser mais do que apenas um telefone celular e laptop. Por exemplo, se você espera que os funcionários participem de reuniões virtuais, eles têm câmeras adequadas?

Mesmo se você não tiver um amplo conjunto de tecnologias e ferramentas de colaboração disponíveis, poderá equipar os funcionários com mais conforto e qualidade quando estiverem em trabalho remoto. Mas, não considere que todas as pessoas sabem como operar as comunicações virtuais – ou se sentem confortáveis ​​nesse ambiente.

Reconheça que as comunicações virtuais são diferentes – e não serão perfeitas – mas ainda devem ser profissionais e respeitosas com os outros. Muitas pessoas não tem facilidade com um trabalho totalmente virtual então esteja atento a esses sinais e procure ajudar quando necessário.

Por exemplo, se você enviar 5 e-mails e não obtiver retorno, talvez seja legal marcar uma reunião online ou uma ligação para obter o fechamento.

3. Promova o diálogo

O diálogo bidirecional entre gerentes e colaboradores garante que os esforços de comunicação ajudem, e não prejudiquem, o engajamento. Uma pesquisa da Gartner mostra que a compreensão dos funcionários sobre as decisões das organizações e suas implicações durante a mudança é muito mais importante para o sucesso de uma iniciativa de mudança do que os funcionários gostarem da mudança.

A comunicação bidirecional com gerentes e colegas fornece aos funcionários as informações e perspectivas que eles precisam, e permite que eles expressem e processem emoções negativas e se sintam mais no controle das situações.

Os gerentes podem criar oportunidades para diálogos bidirecionais com foco em uma imagem realista das implicações positivas e negativas da atual pandemia do COVID-19.

4. Confie nos seus colaboradores

A melhor coisa que você pode fazer como gerente agora é depositar a máxima confiança em seus funcionários para que eles façam a coisa certa. Não pressione, nem fique em cima, deixe-os trabalhar livres e confie no seu time.

Caso contrário, isso poderá criar uma tensão, fadiga na equipe e desgastar as relações de trabalho. Não se concentre nos problemas de desempenho percebidos; você terá tempo de sobra para se apoiar nos sistemas de gerenciamento de desempenho estabelecidos quando a crise diminuir.

5. Reforce os valores da empresa

Muitas empresas passaram os últimos anos construindo um conjunto de valores que descrevem o quanto se preocupam com seus funcionários e como é importante que eles tenham ótimas experiências na empresa. Certifique-se de reforçar esses valores.

Durante períodos de incerteza, a má conduta dos funcionários aumenta em até 33%. Lembre os funcionários dos canais para relatar má conduta e realçar medidas punitivas em caso de não conformidade. Isso promoverá o bem-estar do trabalho – que tem um enorme impacto nos sentimentos de segurança psicológica.

6. Seja claro sobre os objetivos

As definições de objetivos podem começar a desmoronar durante o trabalho remoto, deixando os funcionários inseguros sobre onde se concentrar. Concentre-se no que os funcionários devem realizar por ordem de prioridade, para que eles não fiquem perdidos. Enfatize os objetivos e os processos para criar maior clareza para os funcionários – e gerar mais engajamento.

Um dos principais fatores de engajamento dos funcionários é ver o trabalho deles contribuir para os objetivos da empresa. Os funcionários que se sentem confiantes sobre a importância de seu trabalho para o sucesso da organização se sentem menos ansiosos e trazem mais resultados.

7. Foco nos resultados, não nos processos

No trabalho remoto, as pessoas precisam dividir sua vida pessoal e profissional e isso permite que eles, muitas vezes, concluam o trabalho com mais facilidade e produtividade do que na empresa. 

Deixe os funcionários mais livres para concluir as tarefas à sua maneira e com mais flexibilidade. Importante é ter resultado satisfatório e não seguir um processo de trabalho específico que, muitas vezes, já está obsoleto e já não faz sentido para sua empresa. Vale também uma reflexão sobre rever e implementar novos processos de trabalho. 

8. Melhore o reconhecimento

Durante os períodos de crise e incertezas, o desejo dos funcionários de serem reconhecidos aumenta em cerca de 30%.

O reconhecimento não apenas motiva, mas serve como um forte sinal para outros colaboradores. O reconhecimento não precisa ser sempre monetário; considere o reconhecimento público, sinais de agradecimento, oportunidades de desenvolvimento e benefícios de baixo custo. 

Os gerentes de organizações que enfrentam uma desaceleração podem aproveitar esta oportunidade para oferecer oportunidades de desenvolvimento a funcionários que normalmente não têm capacitação.

9. Incentive a inovação

Mesmo em períodos conturbados, é importante manter sempre o estímulo pela inovação de pé. Mesmo quando a organização tem restrições em novos investimentos, os gerentes podem oferecer oportunidades para inovação incremental ou melhorias no processo.

Como sua empresa está reagindo ao trabalho remoto? Conte para a gente!

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