trabalho em equipe

Como incentivar o trabalho em equipe?

Fazer parte de uma grande equipe de trabalho é uma sensação incrível. Você conhece esse sentimento? Quando você trabalha com uma equipe assim altamente motivada, você acorda animado todos os dias para ir trabalhar. 

O fato é que muitas equipes de trabalho sofrem com a comunicação deficiente, falta de confiança e baixo engajamento – tudo isso contribui para minar as chances de um trabalho em equipe bem sucedido.

O segredo é dar à sua equipe as condições certas para se desenvolver e crescer. Pense no seguinte: se você estivesse tentando criar uma horta, você não jogaria apenas algumas sementes e mandaria que elas crescessem.

Você leria as instruções, veria quais as condições ideais para facilitar esse crescimento como luz solar, muita água, tempo, etc. É o mesmo com o trabalho em equipe; você precisa dar à sua equipe as condições certas para se desenvolver e crescer.

Se nutrir uma cultura de equipe saudável é importante para o seu local de trabalho, confira o que considerar abaixo!

1. O papel dos líderes

Se você ainda não tem um bom trabalho em equipe, então é hora de rever o papel dos líderes. Os líderes são aquelas pessoas que o resto da sua empresa busca para obter uma orientação, então eles devem ser os pilares que incentivam o trabalho em equipe. Seu comportamento é o reflexo do sentimento de todos os membros das equipes. Por fim, toda a organização aceitará e irá se espelhar nesse modo de trabalho.

2. Comunique-se, todos os dias, de todas as maneiras

Uma boa comunicação é o cerne de um grande trabalho em equipe. Grandes equipes se comunicam bem e, muitas vezes, seus membros ficam felizes em compartilhar ideias, fazer brainstorm juntos, pedir feedback e ser contestados.

Isso não significa que os membros da equipe sempre concordam, mas eles são capazes de se comunicar por meio de suas diferenças para chegar a uma solução e continuar avançando como uma equipe.

Então, como permitir uma boa comunicação?

  • Seja claro: defina o tom para a comunicação entre a equipe. Posso entrar em contato com alguém após o expediente? Com que frequência toda a equipe deve se reunir? Isso ajudará a manter todos na mesma página e o fluxo de comunicação.
  • Ouça: a comunicação é tanto ouvir quanto falar. Certifique-se de ouvir os outros membros da equipe e realmente considerar seus pensamentos antes de oferecer suas próprias soluções e sugestões.
  • Método: Existem tantas maneiras de nos comunicarmos na era moderna. Tente usar a ferramenta mais adequada para se comunicar para suas necessidades específicas, seja e-mail, uma ferramenta de bate-papo, chamada telefônica ou pessoalmente. 
  • Base de contato: incentive reuniões informais, compartilhamento de informações e encontros entre os membros da equipe. As pessoas não deveriam ter que esperar por uma reunião semanal para se reunir. Os membros da equipe colaborativa ficam à vontade para se comunicar como e quando precisam.
  • Ferramentas de colaboração: permitem que os funcionários se conectem em todo o mundo ou no escritório, em um grupo ou em uma conversa individual. Eles também progridem em projetos de grupo nos momentos que são mais convenientes para eles.

3. Exercitem-se juntos

Não estou falando de atividade física aqui. Estou me referindo aos exercícios de construção de equipe. Podem ser tarefas curtas e agradáveis ​​que levam menos de 10 minutos.

Antes de decidir sobre um exercício de construção de equipe, é importante avaliar quais desafios específicos sua equipe está enfrentando. Por exemplo, sua equipe precisa se familiarizar mais ou precisa se recuperar de um conflito? Você pode escolher exercícios diferentes para cada uma dessas situações.

A frequência dos exercícios de construção de equipe também deve ser considerada. Os exercícios de construção de equipes são como os exercícios físicos – se você fizer isso com frequência, os benefícios serão mais duradouros. Se você deseja atingir seus objetivos de trabalho em equipe, encontre uma forma de integrar os exercícios em seu contato semanal / mensal com sua equipe.

4. Estabeleça as regras da equipe

As regras não precisam ser um limitador, mas precisam existir para manter todos alinhados. As regras estão em toda parte – no campo esportivo, nas interações diárias – e existem para manter todos seguros e na mesma página. Como podemos avançar juntos se não sabemos onde estamos? As regras irão apoiar o sucesso e a produtividade de uma equipe.

Estabelecer regras com antecedência é o mais indicado, mas esteja disposto a alterar se estiverem atrapalhando ao invés de ajudar a equipe. Você pode escrever ou apenas conversar com eles abertamente. De qualquer forma, você deve deixar claro porque essas regras existem e pedir contribuições de todos.

5. Reconhecer e recompensar

Funcionários reconhecidos são funcionários satisfeitos, de acordo com esta pesquisa recente. E funcionários satisfeitos se saem melhor no trabalho. Se você quer uma equipe mais feliz e forte, o reconhecimento é a chave – isso não se refere a uma recompensa monetária.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os funcionários desejam ser reconhecidos e recompensados:

  • E-mails de toda a empresa ou equipe reconhecendo indivíduos / equipes
  • Reconhecimento pessoal e agradecimento
  • Promoções
  • Bônus
  • Dias extras de férias

6. Espaço de trabalho

Quão construtivo é o seu espaço de trabalho para o crescimento do trabalho em equipe? O espaço de trabalho físico precisa evoluir para oferecer suporte à colaboração.

Salas de projeto que as equipes podem usar, salas de conferência equipadas com as mais recentes ferramentas de conferência remota são alguns exemplos de espaços importantes para motivar o trabalho em equipe. 

As necessidades de suas equipes devem se refletir em seu espaço de trabalho. Olhe ao redor do seu escritório e considere o que poderia ser feito para encorajar conversas produtivas e espaços semipermanentes para projetos em grupo.

7. Incentive pausas e almoços juntos

A construção da equipe não precisa acontecer enquanto você está trabalhando ativamente. Na verdade, fazer pausas ou almoços juntos pode resultar em um maior nível de produtividade e ajudar a reavaliar as metas conforme necessário.

Em uma semana, você pode reunir a equipe para tomar um café juntos para um bate-papo matinal. Reunir-se em um ambiente menos formal incentivará uma melhor comunicação, compartilhamento e vínculo entre os membros da equipe. 

8. Concentre-se nos pontos fortes

Focar nas fraquezas dos membros da equipe pode afetar seriamente o engajamento e, consequentemente, diminuir a produtividade da equipe. De acordo com a pesquisa da Gallup, os funcionários que usam seus pontos fortes todos os dias têm seis vezes mais probabilidade de se engajarem em seus empregos.

Cada pessoa é diferente – temos diferentes pontos fortes, paixões e fraquezas. Um dos pilares de um bom líder de equipe é focar nos pontos fortes dos indivíduos e reunir uma equipe de pessoas que possui um conjunto de habilidades combinadas para realizar o trabalho.

9. Agradeça

Quanta gratidão você demonstra? Uma pesquisa com 2.000 pessoas descobriu que as pessoas têm menos probabilidade de expressar gratidão no trabalho do que em qualquer outro lugar. Na verdade, 60% dessas pessoas disseram que “nunca expressam gratidão no trabalho ou fazem uma vez por ano”.

É bastante surpreendente, então, descobrir que as pessoas realmente querem ser agradecidas. 70% das pessoas pesquisadas se sentiriam melhor consigo mesmas se seu chefe fosse mais grato, e 81% trabalhariam mais. Está comprovado que a gratidão leva a um maior senso de autovalor e confiança no local de trabalho.

Então, próximos passos? Comece a dizer essas palavras mágicas! Seja grato pelas coisas grandes e pequenas que seus colegas fazem todos os dias. (Mas não exagere. É importante que seus agradecimentos sejam genuínos e oportunos. Pense em qualidade, não em quantidade.)

10. Aceite as diferenças

Em algum momento, quase todos nós já tivemos aquele momento no local de trabalho em que queríamos estrangular a pessoa sentada ao nosso lado. Parece horrível, mas esse sentimento pode acontecer com tanta convivência com colegas com opiniões e personalidades tão diferentes.

Em algum ponto, é normal as pessoas terem pontos de divergência – isso é natural. As diferenças de opinião podem levar à frustração, desentendimento e, às vezes, até conflito. Por outro lado, eles também podem beneficiar um projeto ou produto final devido a perspectivas e influências únicas. A diferença está na sua abordagem.

Os problemas surgem quando as diferenças de opinião não são tratadas corretamente – quando as pessoas se sentem não ouvidas, intimidadas ou desconsideradas. Por isso, procure dar voz a cada colaborador seu, mesmo que eles tenham personalidades muito diferentes da sua. 

O que achou dessas dicas? Leia também esses outros conteúdos abaixo:

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *