clima organizacional

Definição de Clima Organizacional: Tudo o que Você Precisa Saber!

Você sabe qual a definição de clima organizacional? Você já deve ter ouvido esse conceito inúmeras vezes, mas sabe ao certo o que significa?

A definição é:

“Um conjunto de propriedades mensuráveis ​​do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, criado por indivíduos que vivem e trabalham nesse ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.”

Nesta definição de clima organizacional, podemos observar duas características marcantes:

  • O clima organizacional é um conceito “percebido” pelos funcionários. É importante ressaltar que depende de um julgamento de valor que pode variar muito de pessoa para pessoa. 
  • O clima organizacional afeta a produtividade, a motivação e o comportamento dos funcionários. 

Além desses dois fatores, é interessante notar alguns outros pontos para entender completamente qual é a definição de clima organizacional.

Clima organizacional conceito: quais são as principais características?

  • É uma percepção do ambiente de trabalho.
  • É uma “atmosfera psicológica”.
  • É uma imagem rápida do relacionamento entre a organização e seus funcionários.
  • É um conjunto de propriedades que podem ser medidas pelos instrumentos corretos.
  • Está relacionado à qualidade e adequação do ambiente de trabalho.
  • Tem a ver com o apoio que os funcionários sentem que recebem da organização.
  • A estrutura organizacional influencia fortemente o clima organizacional.
  • O clima organizacional é um reflexo do grau de motivação dos funcionários.

O clima organizacional tem efeitos positivos e negativos no comportamento das pessoas no local de trabalho.

Ao analisar todos esses recursos, fica clara a importância de manter um bom clima organizacional na empresa. No entanto, como você alcança esse resultado? O que você precisa fazer para garantir isso?

Cultura e Clima Organizacional

Normalmente, o primeiro passo para a melhoria do clima organizacional é fazer uma “pesquisa climática”. Afinal, um clima organizacional tem tudo a ver com a percepção de seus funcionários. Por esse motivo, com uma pesquisa você pode entender o que eles consideram positivo ou negativo no local de trabalho, além de identificar pontos de melhoria.

No entanto, alguns fatores são recorrentes e devem ser objeto de atenção para manter um bom clima organizacional em sua empresa.

Vamos falar sobre alguns deles, mas lembre-se: apenas uma pesquisa climática pode detalhar adequadamente a percepção dos funcionários sobre esses aspectos. Por isso, considere fazer internamente ou contratar uma empresa terceirizada especializada para aplicar a pesquisa.

Agora que você entende mais sobre qual é a definição de clima organizacional, será fácil entender porque é importante prestar atenção a esses aspectos em uma empresa.

É importante descobrir o que motiva e desmotiva os funcionários

Às vezes, ações simples têm reações muito além do que você pensa e podem ser um fator de degradação do clima organizacional e um fator de melhoria.

Por exemplo, o desejo de reduzir custos na empresa geralmente reflete na redução do suprimento de café. No entanto, muitas equipes podem se reunir para tomar um café por 5 minutos e conversar entre uma tarefa e outra, o que é importante para a integração da equipe.

Esse tipo de interação e pausa é essencial para aliviar a tensão e estresse da rotina de trabalho e, quando perdidos, de repente se tornam um efeito adverso no clima da organização.

Espírito de equipe e unidade do grupo

Este é um fator crucial. Sempre tenha uma equipe unida que tenha prazer em alcançar objetivos comuns. Uma maneira de conseguir isso é através de metas e objetivos claros e atingíveis.

Além disso, é essencial dar feedback sobre os resultados de iniciativas e projetos em andamento, além de reconhecer o desempenho daqueles que se destacaram.

Independente se um feedback for negativo ou positivo ele deve ser dado. A pior coisa para um funcionário é ficar ao acaso, sem retorno do seu trabalho. Mas, lembre-se que, para feedback negativo nunca exponha ou humilhe o funcionário em público.

É importante conversar com ele a sós e em tom de conversa, sem cobranças ou pressão. Converse abertamente sobre pontos que ele pode melhorar, mostrando que acredita no seu potencial, estimule-o a alcançar seus objetivos e a se desafiar a cada projeto.

Compartilhe a missão, visão e valores da empresa

Os funcionários sabem quais são os objetivos estratégicos da organização? Imagine como pode ser desmotivador não saber exatamente para que serve o seu trabalho e esforços diários, saber se eles contribuem para a consecução dos objetivos da empresa como um todo.

Mantenha seus funcionários informados sobre as aspitações da empresa, para onde ela quer ir e quais valores pessoais e corporativos ela valoriza e incentiva.

Como a delegação de tarefas é percebida?

Esse é um ponto que causa muitos conflitos, principalmente quando se trabalha com equipes competitivas e motivadas, e toda essa motivação pode ser perdida se os funcionários não entenderem os critérios usados ​​para escolher quem assumirá as tarefas mais importantes, os projetos mais desafiadores ou as contas mais lucrativas.

Certifique-se de que as equipes acreditam na competência de seus líderes

Isso certamente já aconteceu em algum momento da sua carreira: os funcionários considerarem um diretor ou gerente inadequado ou despreparado para ocupar o cargo.

É comum isso gerar rumores de que a pessoa está no cargo por ter sorte ou contatos que o colocaram em tal posição sem merecer. Se isso começa a se espalhar na sua empresa, é hora de fazer algo para mudar essa percepção, pois isso pode contaminar o clima organizacional.

Conforme observado, o que é um clima organizacional saudável e agradável para alguns funcionários, pode não ser para outros. Isso é muito subjetivo e tem a ver com as crenças e necessidades pessoais de cada um. É por isso que insistimos na importância de realizar pesquisas de clima.

Conclusão

Para gerenciar com êxito esse e outros desafios dos Recursos Humanos, um sistema BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) ágil e transparente pode ser de grande ajuda.

O BPM é centrado no ser humano e é uma abordagem de processo de gerenciamento de negócios que se concentra nas tarefas, atividades e habilidades humanas nos processos, para criar outras funções automatizadas para apoiar essas ações humanas.

Além disso, esse sistema pode ser integrado ao processo. Uma série de atividades de assistência automatizada realizada pelo sistema pode ser usada como alertas ou avisos para informar que determinada atividade humana não foi realizada dentro do prazo, por exemplo, o que traz muito mais assertividade e exatidão nas informações, levando a um melhor controle e clima organizacional.

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E você, o que faz para melhor o clima da sua empresa? Deixe um comentário!

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