motivação no trabalho

Motivação no Trabalho: Conceito e Dicas de Como Melhorar

A motivação no local de trabalho é definida como: “a disposição de exercer altos níveis de esforço em direção às metas organizacionais condicionadas pela capacidade do esforço de satisfazer algumas necessidades individuais” (Robbins in Mobbs e McFarland, 2010).

Foi estudado por mais de um século por psicólogos, sociólogos, economistas, especialistas em desenvolvimento organizacional e outros por um simples objetivo:

Compreender porquê as pessoas fazem o que fazem e promover uma força de trabalho motivada que irá resultar em um melhor desempenho organizacional.

Funcionários motivados aumentam a produtividade de uma organização e sua vantagem competitiva no mercado. Colaboradores motivados são mais engajados, podem lidar melhor com imprevistos e incertezas, geram melhores soluções para problemas e são mais inovadores, criativos e dedicados aos clientes.

Benefícios de motivar funcionários

Organizações com forças de trabalho altamente motivadas, além de serem mais lucrativas, relatam ter níveis mais altos de satisfação do cliente e retenção de funcionários.

Dado os benefícios que a motivação oferece às organizações, muitos pesquisadores e estudiosos desenvolveram teorias que auxiliam os profissionais de RH e gestão de talentos a desenvolver habilidades.

A hierarquia de necessidades de Maslow, a teoria de fixação de objetivos de Locke, a teoria do reforço de Skinner, a teoria do patrimônio de Adam e a teoria da expectativa de Vroom, para citar apenas algumas, entraram nos livros de Administração, discutindo ideias de como motivar melhor os funcionários para aumentar os lucros.

Os estudos finalmente mostraram que conceitos fortemente baseados em recompensas extrínsecas não podiam explicar adequadamente a motivação humana e, portanto, os cientistas se concentraram em recompensas intrínsecas.

A neurociência, ancorada em uma rica pesquisa, está dando aos cientistas uma nova compreensão da motivação humana, e isso pode ser uma vantagem para todas as organizações.

Motivação intrínseca e extrínseca: qual é a diferença?

Cada qual tem motivos diferentes para acordar todas as manhãs e fazer o que faz todos os dias. A motivação para um indivíduo nunca é a mesma para outro.

Já percebeu que, alguns dias, pode parecer mais difícil do que outros acordar cedo, fazer exercícios, finalizar um trabalho ou tarefa escolar e jantar com a sua família?

A motivação (ou a falta dela) geralmente está por trás do motivo pelo qual fazemos as coisas que fazemos (ou deixamos de fazer). Existem diferentes tipos de motivação e, como se vê, entender porquê você está motivado a fazer as coisas que você faz pode ajudá-lo a se manter motivado o máximo de tempo possível – e pode ajudar a motivar os outros também.

Neste post, abordaremos os dois tipos de motivação – intrínseca e extrínseca – para aprender as diferenças entre os tipos, os benefícios de cada um e como usar os dois tipos para inspirar a produtividade.

Definição de motivação intrínseca e extrínseca

A motivação intrínseca envolve fazer algo porque é pessoalmente gratificante para você. A motivação extrínseca envolve fazer algo porque você deseja receber uma recompensa ou evitar punições.

O que é motivação intrínseca?

Quando você está intrinsecamente motivado, seu comportamento é motivado pelo seu desejo interno de fazer algo por si só – por exemplo, seu prazer pessoal em uma atividade ou seu desejo de aprender uma habilidade porque você gosta, por satisfação pessoal.

Exemplos de motivação intrínseca podem incluir:

  • Ler um livro porque você gosta de contar histórias
  • Exercício porque você quer aliviar o estresse
  • Limparsua casa porque ajuda você a se sentir mais organizado

O que é motivação extrínseca?

Quando você é extrinsecamente motivado, seu comportamento é motivado por um fator externo que o leva a fazer algo na esperança de receber uma recompensa – ou evitar um resultado negativo.

Exemplos de motivação extrínseca podem incluir:

  • Lenr um livro para se preparar para um teste
  • Fazer exercício para perder peso
  • Limpar sua casa para se preparar para receber visitas

Motivação intrínseca e extrínseca: qual é a melhor?

À primeira vista, pode parecer que é melhor estar intrinsecamente motivado do que extrinsecamente motivado. Afinal, parece ideal fazer as coisas porque você simplesmente quer e gosta, não é mesmo?

Mas, infelizmente, não vivemos com essa motivação, é uma utopia. E ser extrinsecamente motivado, na verdade, não tem nada de ruim. A motivação extrínseca é apenas a natureza do ser humano.

Se você tem um emprego e precisa concluir um projeto, provavelmente está extrinsecamente motivado – pelos elogios do seu gerente ou por um possível aumento, ou comissão – mesmo que goste do projeto que está realizando.

Se você está na escola é extrinsecamente motivado a aprender uma língua estrangeira. Você faz isso para obter um diploma, mesmo que isso signifique que você goste de praticar e estudar esse idioma.

Portanto, ambas são boas e saudáveis. A chave é descobrir porquê você – e sua equipe – estão motivados para fazer as coisas e incentivar os dois tipos de motivação.

Encontre um equilíbrio entre os dois tipos de motivação para ter mais qualidade de vida.

Quando a motivação intrínseca é melhor

Pesquisas mostram que elogios podem ajudar a aumentar a motivação intrínseca. O feedback positivo que é “sincero”, “promove a autonomia” e “transmite padrões atingíveis” trouxe resultados positivos nas crianças.

Mas, do outro lado dessa moeda, as recompensas externas podem diminuir a motivação intrínseca se elas forem dadas muito à vontade. Quando as crianças receberam elogios demais por concluir um trabalho mínimo ou tarefas únicas, sua motivação intrínseca diminuiu. Por isso, não deve-se exagerar.

Se você é gerente de pessoas, seja intencional com seus elogios e feedback positivo. Certifique-se de ser específico, empoderador e ajude seus subordinados diretos a entender suas expectativas. Porém, certifique-se de não elogiar muito os trabalhos pouco significativos para sua equipe, ou eles podem perder a motivação intrínseca.

Se você é um colaborador individual, informe ao seu gerente quando o feedback dele é motivador – dê um feedback positivo também. Ao fornecer um feedback positivo ao seu gerente, quando ele elogia o que o mantém motivado, você os motivará extrinsecamente a continuar gerenciando você com sucesso.

Quando a motivação extrínseca é melhor

As recompensas extrínsecas não envolvem apenas suborno (embora o suborno possa funcionar em alguns casos).

De fato, recompensas extrínsecas podem promover o interesse em uma tarefa ou habilidade em que uma pessoa não tinha interesse anteriormente.

Recompensas como elogios, comissões, bônus e prêmios também podem motivar as pessoas a aprender novas habilidades ou fornecer feedback tangível além de apenas elogios, ou advertências verbais.

Mas, tome cuidado com as recompensas extrínsecas: alguns estudos mostraram que oferecer muitas recompensas por comportamentos e atividades que as pessoas já estão intrinsecamente motivadas a fazer pode realmente diminuir a motivação intrínseca dessa pessoa – por meio do efeito de super justificação.

Nesses casos, oferecer recompensas por atividades que a pessoa já considera gratificante pode fazer com que uma atividade pessoalmente agradável pareça um trabalho – o que pode anular sua motivação para continuar realizando.

Se você é gerente de pessoas, use recompensas extrínsecas com moderação para motivar sua equipe a assumir novas responsabilidades ou alcançar objetivos elevados. Para ter ajuda nisso é importante contar com um coach de RH.

Bônus, comissões, prêmios de reconhecimento e promoções podem ser uma maneira eficaz de motivar ou recompensar sua equipe por aprender novas habilidades, assumir novos desafios ou atingir uma meta trimestral.

Verifique se você está dando aos membros da equipe tempo e recursos para explorar habilidades e projetos com os quais eles já se entusiasmam de forma independente – sem torná-los parte de suas responsabilidades regulares, o que pode desmotivá-los.

Se você é um colaborador, trabalhe pelas recompensas que deseja, mas não exagere na busca de prêmios extrínsecos. Garanta um tempo, no seu trabalho ou na sua vida pessoal, para explorar as atividades que você gosta apenas por fazê-las, para se manter equilibrado.

Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho

Em qualquer organização, haverá dias em que os funcionários ou mesmo os gerentes não se sentirão motivados; no entanto, essas 12 etapas evitarão o fomento de uma equipe desanimada.

Se você quer saber como motivar seus funcionários e obter um engajamento positivo, entusiasmados todos os dias por ir trabalhar e desejando passar um tempo com você e seus colegas, você precisa estar atento a algumas questões.

Abaixo listamos 12 maneiras fantásticas que você pode usar para motivar pessoas no ambiente de trabalho:

12 Fatores Motivacionais para Implementar

1- Crie um ambiente de trabalho amigável

Os colaboradores passam grande parte do tempo de suas vidas trabalhando no escritório. Portanto, tente fazer com que o escritório pareça o mais amigável possível.

Quando você cria uma atmosfera agradável, acolhedora e confortável, seus funcionários ficam mais do que ansiosos para ir trabalhar todos os dias.

2- Reconheça a conquista dos funcionários

Todo mundo quer ser reconhecido por algo que fez; independentemente se foi para um trabalho ou conquista pessoal.

O reconhecimento de um trabalho bem feito proveniente da alta gerência significará mais para um funcionário do que você pensa. Lembre-se sempre de dar crédito quando ele for devido.

3- Premie os funcionários

Haverá momentos em que é preciso mais do que apenas um tapinha nas costas. Tente dar incentivos simples ao recompensar os funcionários envolvidos.

Não precisa ser recompensa monetária o tempo todo; coisas simples como uma vaga de estacionamento provisória no escritório pode ser suficiente. Recompensar os funcionários também pode fazer parte dos benefícios da empresa.

4- Comunicação positiva é a chave

Todo mundo se comunica no trabalho e é provavelmente a coisa mais fácil que você pode oferecer ao seu funcionário. No entanto, também pode ser a mais difícil, principalmente se você não for muito comunicativo.

Reserve um período de tempo todos os dias para conversar com seus funcionários; discutindo coisas, desde preocupações até ideias, insights sobre novos projetos, novidades, etc.

Isso não apenas deixará seus funcionários felizes, mas também fornecerá a você informações muito necessárias sobre seu negócio.

5- Incentive a competição amigável

Um pouco de competição entre os funcionários não faz mal a ninguém. Um ambiente competitivo é um ambiente produtivo. Incentive os funcionários a participar de competições ou desafios, pois são saudáveis ​​e podem contribuir a uma relação mais descontraída entre colegas de trabalho.

A competição amigável entre as equipes ajuda no envolvimento e participação dos funcionários.

6- Tenha um objetivo grandioso e que valha a pena

Os gerentes devem garantir que a empresa tenha uma visão e um plano corporativo e individual para cada funcionário. Os colaboradores que enxergam um caminho e um plano de carreira podem trabalhar em direção a uma meta. Metas alcançáveis ​​são muito úteis, pois oferecem aos funcionários a motivação para trabalhar mais sem serem solicitados.

7- Desenvolva um plano de carreira

Quando os funcionários têm uma ideia do que é fornecido ou quais são os incentivos, eles ficam mais motivados. Isso levará a um maior compromisso com o empregador. Os membros da sua equipe serão mais valiosos para a sua organização e para eles mesmos, quando tiverem oportunidades de aprender novas habilidades.

Forneça aos seus funcionários o treinamento necessário para avançar em suas carreiras e se familiarizar com as últimas tecnologias e tendências do setor.

8- Seja um líder que vale a pena seguir

Como líder, os funcionários procurarão um exemplo para o resto do grupo. Defina a missão, visão, valores e objetivos para a empresa. Ao fazer isso, você causa uma transformação na mentalidade dos funcionários.

Se os líderes derem um exemplo de pensamento positivo, os funcionários seguirão esse exemplo e toda a cultura de trabalho se tornará mais motivadora.

9- Incentive a criatividade

A criatividade não precisa se basear no trabalho dos funcionários diretamente. Pode ser uma tarefa simples, como pedir sugestões ou ideias de lugar para o próximo happy hour da empresa.

10- Motive o trabalho em equipe

Tente remover qualquer burocracia e hierarquia dentro da empresa e crie uma política mais aberta a novas ideias em qualquer departamento. Promova a integração entre áreas diferentes, motivando o trabalho em grupo das equipes.

 11- Esteja aberto a novas ideias

Todo ser humano é único e tem um contexto, uma bagagem e realidade diferente. É importante ouvir e respeitas todo tipo de ideia que chegue, mesmo que ela possa não fazer sentido.

Você não precisa abraçar todas e implementá-las, mas mostrar que está aberto a ouvir novas ideias e sugestões é muito importante para motivar o funcionário e fazê-lo se sentir parte de algo maior.

12- Não deixe que os funcionários fiquem entediados com a rotina

Alguns funcionários têm um curto período de atenção. Organize um café da manhã, planeje um happy hour toda sexta-feira, faça almoços juntos no escritório nas quartas-feiras, organize um pet friend day, busque alternativas ou permita que uma pessoa diferente realize as reuniões semanais para manter todos os funcionários engajados.

Conclusão

Após ler o artigo, agora você já tem ideias mais práticas de como motivar seus funcionários. É claro que, cada equipe é única, portanto, antes de sair implementando tudo que leu aqui você deve fazer uma pesquisa de clima organizacional para identificar pontos de melhoria para trabalhar.

Talvez seja necessário fazer, testes, ajustes e mudanças ao descobrir o que funciona e o que não funciona, pois não existe uma única regra ou fórmula mágica para todas as empresas.

Aperfeiçoe sua estratégia de motivação ao conhecer os indivíduos da sua empresa e eles o recompensarão com maior dedicação e uma perspectiva positiva para o futuro da empresa.

Não esqueça que um funcionário que gosta de vir para o trabalho é um investimento importante de capital humano que merece atenção. Tente aumentar o nível de felicidade da sua equipe e tenha mais lucratividade.

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O que motiva mais a sua equipe? Conte-nos a sua experiência!

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