o que é Recursos Humanos

O que é Recursos Humanos?

Recursos Humanos é utilizado para descrever pessoas que trabalham para uma empresa ou organização, assim como o departamento responsável pelo gerenciamento de assuntos relacionados aos funcionários.

O termo Recursos Humanos foi utilizado pela primeira vez na década de 1960, quando começou a se discutir motivação, comportamento organizacional e processo seletivo para recrutamento profissional.

Gerenciamento de Recursos Humanos é um termo contemporâneo, abrangente, usado para descrever o desenvolvimento de funcionários em uma organização. Também chamada de Gerenciamento de Pessoas ou Talentos, o gerenciamento de Recursos Humanos envolve a supervisão de todas as coisas relacionadas ao capital humano de uma organização.

A Gestão de RH é, portanto, focada em várias áreas, sendo as principais:

  • Recrutamento e seleção
  • Compensação e benefícios
  • Treinamento e aprendizado
  • Relações trabalhistas e do trabalho
  • Desenvolvimento da organização

Devido às muitas áreas necessárias dentro de Recursos Humanos, é comum os profissionais desse campo possuírem conhecimentos específicos em uma ou mais áreas. Alguns dos títulos de carreira relacionados aos profissionais de RH incluem:

  • Especialista em desenvolvimento de treinamento
  • Gestor de RH
  • Especialista em benefícios
  • Generalista de recursos humanos
  • Gerente de serviços de emprego
  • Especialista em remuneração e análise de tarefas
  • Gerente de treinamento e desenvolvimento
  • Recrutador
  • Conselheiro de benefícios
  • Analista de pessoal

Para que serve o RH?

O gerenciamento de Recursos Humanos envolve o desenvolvimento e a administração de programas projetados para aumentar a eficácia de uma organização ou negócio. Inclui todo o espectro de criação, gerenciamento e cultivo da relação empregador-empregado.

Para a maioria das organizações, agências e empresas, o departamento de Recursos Humanos é responsável por:

  • Gerenciamento de recrutamento, seleção e promoção de trabalho
  • Desenvolvimento e supervisão de benefícios e programas de bem-estar dos funcionários
  • Desenvolvimento, promoção e aplicação de políticas internas
  • Promoção do desenvolvimento da carreira dos funcionários e treinamento profissional
  • Fornecer programas de orientação para novas contratações
  • Fornecer orientação sobre ações disciplinares
  • Servir como contato principal para ferimentos ou acidentes no local de trabalho

A gestão de recursos humanos ajuda em uma série de situações, como por exemplo:

Atender às preocupações atuais dos funcionários 

Ao contrário dos gerentes da empresa que supervisionam o trabalho diário dos funcionários, os departamentos de RH lidam com as preocupações dos colaboradores, como benefícios, remuneração, investimentos, planos de saúde, odontológicos, vales e treinamento. Seu trabalho também pode incluir a resolução de conflitos entre funcionários ou entre funcionários e gerentes.

Contratar novos funcionários

A equipe de gerenciamento de recursos humanos recruta funcionários em potencial, supervisiona o processo de contratação (verificação de antecedentes, testes piscicológicos,  de conhecimentos gerais ou específicos, etc.) e fornece orientação inicial para os novos funcionários.

Gerenciar a demissão de funcionários 

A equipe de gerenciamento de RH deve executar um conjunto específico de tarefas se um funcionário  for demitido ou for contratado. A documentação deve ser preenchida para garantir que o processo foi concluído legalmente.
Em casos específicos, o pagamento da indenização pode ser oferecido ou negociado, tudo que tange a finalização do contrato com o ex-colaborador devem ser liquidados e o acesso aos recursos da empresa deve ser interrompido imediatamento, seja por meio da coleta de chaves, crachás, computadores ou materiais confidenciais do funcionário.

Prestar apoio emocional

Equipes de RH eficazes incentivam os funcionários da empresa a darem o seu melhor, o que contribui para o sucesso geral da empresa. Seu trabalho geralmente envolve recompensar os funcionários pelo bom desempenho e criar um ambiente de trabalho positivo, desafiador e motivador ao mesmo tempo.

Suportar mudanças contínuas

O gerenciamento de Recursos Humanos envolve abordagens estratégicas e abrangentes para gerenciar pessoas, bem como a cultura e o ambiente no local de trabalho.

O papel dos profissionais de Recursos Humanos é garantir que o ativo mais importante de uma empresa – seu capital humano – seja nutrido e apoiado por meio da criação e gerenciamento de programas, políticas e procedimentos,  promovendo um ambiente de trabalho positivo através de relações eficazes entre funcionários e empregadores.

O conceito por trás do gerenciamento de Recursos Humanos é que os funcionários sujeitos a uma gestão eficaz possam contribuir de maneira mais produtiva com a direção-geral de uma empresa, garantindo assim que as metas e objetivos da empresa sejam alcançadas.

A equipe de gerenciamento de Recursos Humanos de hoje é responsável por muito mais do que administrar as tarefas. Os membros de uma equipe de gerenciamento de Recursos Humanos estão mais focados em agregar valor à utilização estratégica dos funcionários e garantir que os programas, impactem os negócios de maneiras positivas e mensuráveis (o que é necessário para se obter e parametrizar resultados). 

Um artigo da Forbes de agosto de 2014 explorou a meta de mudança das equipes de gerenciamento de Recursos Humanos atuais. Mais especificamente, o artigo constatou que as equipes de RH focadas em itens que não agregam valor real à organização geralmente são consideradas reativas, não criativas e sem entendimento básico dos negócios.

Por outro lado, os profissionais de RH que desejam ser reconhecidos como verdadeiros parceiros de negócios devem se ver como pessoas de negócios especializadas em RH, não como pessoas de RH que simplesmente aconselham uma empresa.

Os gerentes de Recursos Humanos / consultores / coaches de negócios de hoje devem entender o funcionamento dos negócios e poder falar confortavelmente a mesma língua dos líderes de negócios para ter um impacto que possa ser medido, comprovado e refletidos nos objetivos de negócios. 

A agenda da Equipe e Gestores de Recursos Humanos 

A equipe de gerenciamento de RH de hoje deve concentrar seus esforços em cinco áreas críticas, de acordo com o artigo da Forbes:

Definir e alinhar o objetivo organizacional

Os funcionários de uma empresa devem ser capazes de articular claramente a missão, visão e valores da empresa para que ela cresça sustentável e com alto desempenho. Os funcionários também devem entender como seus esforços se conectam ou se alinham ao objetivo da organização.

Oferecer uma proposição de valor

Criando, comercializando e vendendo uma Proposição de Valor para Empregado (EVP)

Marketing falso e conceitos errôneos sobre uma organização são algumas das principais razões pelas quais o relacionamento empregador-empregado falha.

Portanto, as empresas devem criar, comercializar e vender um EVP verdadeiro e preciso para não enganar os funcionários em potencial.

Concentre-se nos pontos fortes dos funcionários

As empresas devem fazer todos os esforços para entender o que os candidatos e os funcionários fazem melhor e colocá-los em papéis em que possam explorar ao máximo seus pontos fortes. Por isso que é de extrema importância identificar já na entrevista os pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados.

Criar alinhamento organizacional

As realizações devem estar alinhadas com os objetivos da organização, de modo a criar uma organização bem-sucedida e sustentável.

Sintonia organizacional

Todos os departamentos e funcionários internos devem ter conhecimento sobre o todo para alcançar um resultado organizacional definitivo. Com isso, você garante que todos saibam exatamente para onde a organização está caminhando o tempo todo.

Como você enxerga o papel do RH na sua empresa? Como gerencia seus funcionários? Conte nos comentários!

Veja também esses outros artigos que podem te ajudar:

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *